Quais os problemas causados pela falta de controle de abastecimento?

Quem trabalha com frotas sabe que um assunto de extrema importância é o controle de abastecimento. Afinal, essa informação está diretamente relacionada com os custos da operação – e se não houver um método para esse assunto, é possível que a sua empresa acabe perdendo dinheiro sem saber.

Se você ainda não está convencido da importância do tema – ou não realiza nenhum tipo de controle nessa área – continue lendo este artigo e entenda os prejuízos aos quais a sua empresa pode estar exposta!

O que é o controle de abastecimento?

O controle de abastecimento é algo indispensável na gestão de frotas. Em geral, esse método é feito de forma arcaica, com tabelas e planilhas que não conseguem traduzir a realidade.

Hoje, com o avanço da tecnologia, existem várias soluções modernas e eficazes que oferecem uma série de informações importantes ao gestor, como:  quando, como e por quem o combustível está sendo usado.

Esses sistemas, normalmente, funcionam com sensores e outros equipamentos instalados diretamente no veículo, nas pistas de abastecimento, nos tanques e nas bombas. Com eles, você conseguirá controlar quais e quando seus veículos estão sendo reabastecidos, analisando de forma precisa o consumo de cada um dos seus automóveis.

Assim, você terá em mãos relatórios com dados muito confiáveis sobre horário, quantidade de combustível, veículos abastecidos e outras informações essenciais.

Entre as opções disponíveis no mercado, uma que se destaca é a solução de controle de abastecimento da Excel – que também oferece outras tecnologias exclusivas para a gestão de frotas.

Controle de abastecimento: quais os problemas trazidos pela falta desse item na gestão de frotas?

Ainda não está claro como o controle de abastecimento é capaz de interferir na gestão das suas frotas? Veja os prejuízos que a falta dessa supervisão pode trazer ao seu negócio.

Aumento nos custos

Muitos gestores não investem em tecnologia porque acreditam que esse item será apenas um custo extra à empresa. Porém, a realidade mostra-se muito diferente. Ou seja, os negócios que não investem em softwares de controle de combustível acabam gastando mais com reabastecimentos, veículos desregulados ou falta de cuidado dos motoristas.

Atualmente, todos os gestores sabem o quanto o preço alto do combustível é capaz de influenciar nos seus lucros. Por isso, ter um controle adequado dessa informação pode transformar o seu caixa, aumentando a sua margem de lucro e tornando a sua empresa mais competitiva.

O contrário também acontece. Sem controle, você pode acabar pagando para trabalhar.

Baixa produtividade

Quanto tempo seus funcionários perdem incluindo dados em planilhas? Essas horas podem ser melhor aproveitadas se você investir em tecnologia. Usando um programa específico de controle de abastecimento, você libera seus funcionários para se dedicarem ao core business da sua empresa.

Negócios pouco tecnológicos contam com processos internos morosos e lentos, o que acaba sobrecarregando os funcionários e se traduzindo em baixa produtividade e eficiência.

Além disso, se os motoristas tiverem informações mais precisas de quanto seus veículos estão consumindo, eles podem melhorar seu desempenho, dirigindo de uma maneira mais econômica e aperfeiçoando seus conhecimentos, por exemplo, com o uso adequado das marchas, aceleração etc.

Desvios de combustível

Infelizmente, quem trabalha com frotas sabe que o desvio de combustível é uma realidade e capaz de impactar de forma direta o financeiro do seu negócio. Sem um controle preciso, fica difícil entender se as suas frotas estão sofrendo com esse desvio.

Com a tecnologia certa, é possível reduzir drasticamente esse problema, porque você terá como acompanhar o abastecimento de cada veículo e terá informações adequadas sobre quem está realizado esse processo.

A empresa poderá definir os parâmetros e assim identificar rapidamente caso haja fraudes e desvios, punindo os responsáveis.

Falta de informações sobre seus veículos

Se você possui automóveis flex, como sabe qual tipo de combustível é mais vantajoso financeiramente? Sem um bom controle de abastecimento, essa decisão acaba sendo feita em “achismos” – e nem sempre ela é adequada para gerar mais economia a sua empresa.

Novamente, a tecnologia é uma excelente aliada. Afinal, você terá informações precisas sobre o rendimento e os custos de cada combustível, definindo o melhor para os seus veículos e hábitos de rodagem (o que gera mais economia e lucro ao seu negócio).

Já está convencido da importância do controle de abastecimento? Aproveite e ajude os seus amigos: compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *